Monitoramento ambiental identifica presença do gato-do-mato durante obras da nova Estação de Tratamento

Menor felino do Brasil, o Leopardus guttulus apresenta porte e proporções similares às do gato doméstico

Por Roman Raiter 15/02/2024 - 14:13 hs
Foto: Empresa Terra Ambiental / Plano de Gestão Ambiental da nova ETE Potecas / CASAN

Em paralelo às obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Potecas, no município de São José, uma rica fauna selvagem tem sido registrada. Mamíferos como a capivara, considerada o maior roedor do mundo, e o cachorro do mato, têm compartilhado espaço com o tamanduá mirim e o pequeno gato-do-mato (Leopardus guttulus).

Menor felino do Brasil, o Leopardus guttulus apresenta porte e proporções similares às do gato doméstico. De hábitos solitários e noturnos, em algumas áreas revela atividades diurnas e tem marcado presença nas imediações da ETE Potecas.


O acompanhamento da fauna junto às obras da Casan não se resume a uma mera observação: é parte de um estudo abrangente destinado a identificar alternativas para a recuperação de áreas não ocupadas pela nova infraestrutura.

“Estamos conduzindo uma busca ativa, percorrendo e analisando a fauna local, além de utilizar métodos visuais, como câmeras de armadilhagem e de visão noturna. Adicionalmente, empregamos a metodologia de cama de areia para registro de pegadas animais, seu mapeamento, identificação e catalogação”, explica a bióloga Pâmela Saviato, da empresa Terra Ambiental, que atua à serviço da Casan.